25.9.07

População reivindica melhorias no serviços de distribuição das correspondências na cidade

Nesta segunda-feira, dia 24/09/07, as Comissão de Desenvolvimento Urbano, Agricultura e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Vereadores, através de seus presidentes, Vereadores Édio Elói Frizzo, Marcos Daneluz e Ana Corso realizaram Audiência Pública sobre os serviços prestados pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Caxias do Sul. Diversas pessoas prestigiaram a reunião. Entre as autoridades estavam o Secretário da Administração Edson Mano, representando o Prefeito, presidentes de bairros, Vereadores e representantes dos Correios.
Frizzo, que presidiu os trabalhos, iniciou a Audiência explicando o objetivo do encontro. “Estamos enfrentando problemas graves na distribuição de correspondência, na zona urbana, área rural e distritos de Caxias, além de atrasos de cartas e problemas de numeração. Nada melhor que esclarecermos estas questões nesta Audiência. Hoje com a Sanção do Plano Urbano a cidade será ampliada em mais de 5 mil hectares, por isso os problemas devem aumentar”, pontuou Frizzo.
Os Vereadores manifestaram-se solidários em relação ao tema e diversas pessoas deram depoimentos falando sobre as dificuldades que enfrentam para receber correspondências nos bairros em que moram.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Raimundo Bampi destacou os problemas do interior do município. “Na área rural temos bastante problemas com a questão dos Correios. No interior existem vários postos, caixas comunitárias, onde o agricultor passa e pega a sua correspondência. O que nós lamentamos é que as cobranças dificilmente chegam em tempo. E lá não temos o banco para fazer o pagamento próximo das casas. O que acontece hoje é que grande parte das vezes a correspondência chega depois do prazo. Necessitamos de um bom atendimento nesses postos”, solicitou Bampi.
Falou em nome dos Correios, Otacílio José Giacomoni. “Todos os anos fazemos o sistema de distritamento. Da cobertura de 103 distritos passamos para 110. Esses bairros que no nosso sistema eram irregulares nós cadastramos. Mas, temos esse problema da numeração irregular. Cada 5 mil habitantes deveria ter um carteiro e não tem isso. Vamos procurar fazer um relatório e enviar para o coordenador regional atendendo as solicitações. Acredito que até o fim do ano vamos ampliar a entrega em Caxias do Sul”, declarou Giacomoni.
Manifestou-se também o Gestor regional do Sistema de Distritamento dos Correios, Júlio Silva de Vargas. “Todo início de mês existe atualização de CEPs. O Correio é uma estatal, a contratação de funcionários não depende só da empresa, depende da área governamental. Anualmente fazemos a atualização das cidades. É preciso procurar legalizar as localidades, definir os lotes com numeração, somente trabalhamos depois disso. Normalmente toda correspondência tem a data da postagem, quando a pessoa recebe uma correspondência com atraso deve observar esse dado para ver se o problema não é da empresa que emitiu a correspondência atrasada. Com relação a greve, pela experiência que temos em três dias será regularizado os problemas”, destacou Vargas.
A Engenheira da Prefeitura Ana Lúcia Adami Zampieri explicou algumas reclamações. “Pelo que nós estamos vendo estes problemas estão ocorrendo em locais que não foram aprovados pelo município, ou seja, que estão em situação irregular”, disse.
O Secretário da Administração Edson Mano colocou a Prefeitura à disposição da comunidade. Ao final da Audiência, Frizzo propôs uma reunião com a Prefeitura e outras entidades que utilizam o serviços dos Correios para encaminhar os problemas levantados pelos moradores.