25.7.07

ELOI FRIZZO AVALIOU A PARTICIPAÇÃO DOS VEREADORES NA 37ª ASSEMAE

Na Sessão Ordinária de terça-feira, do dia 24, o Vereador Elói Frizzo/PPS fez um relato de sua participação, juntamente com os Vereadores Francisco Spiandorello/PSDB e Pedro Incerti/PDT, na 37ª Assembléia Nacional da Associação de Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), realizado no período de 15 a 20 deste mês, em Guarulhos, São Paulo. Na avaliação do parlamentar, a presença dos Vereadores de Caxias do Sul no evento foi muito importante para a representação da cidade. “A Assembléia é o maior evento na área de saneamento do país. A Casa ganha muito na medida que participa deste evento e em função de nossa articulação o presidente do Samae, Marcus Caberlon foi eleito diretor regional da Assemae. Ele possui a partir de agora cadeira cativa na diretoria nacional da entidade. O evento foi produtivo até para o nosso plano diretor municipal porque discutiu-se especialmente o plano nacional de saneamento dos municípios e a lei dos consórcios. Uma das sugestões dadas na Assembléia foi para a criação de uma empresa privada de caráter público para tratar a questão do fornecimento de água. Para Caxias seria muito importante, na medida em que as nascentes hoje estão situadas fora do município. Dirigimos algumas mesas de debates e penso que a nossa participação foi fundamental e muito valorizada”, avaliou Frizzo.
A partir da declaração do colega, o Vereador Vinicius De Tomasi Ribeiro/PDT reforçou a importância da presença dos parlamentares no evento. “Votei favorável a ida de 3 vereadores. Nós precisamos de representatividade para mostrar a diversidade de Caxias do Sul na política. Caxias do Sul é referência no assunto”, destacou. Vinicius é a favor da idéia do consórcio desde que seja na aglomeração urbana.
O Vereador Francisco Spiandorello/PSDB uniu-se ao relato de Frizzo. “Foram 1200 participantes. Para demonstrar a força que Caxias do Sul tem, quando foi aberta a Conferência solicitaram que nós integrássemos a mesa. Fiquei impressionado com as experiências dos municípios na questão da água. Enquanto parlamentares a gente tem muito para colocar. Precisamos nos preparar para esses eventos porque somos referência, cada vez mais temos que nos capacitar. Fiquei muito feliz. Foi um encontro extraordinário na questão do aproveitamento”, declarou Spiandorello.
Satisfeito com as informações, o Vereador Alfredo Tatto/PT disse que nos primeiros eventos da ASSEMAE os participantes lamentavam a falta de investimentos na área de saneamento, e que agora isso não acontece mais. “Fico contente, quando vejo dois representantes desta casa, oposição ao governo Lula, trazendo boas informações. Isso demonstra que o governo federal está acertando. O maior acerto, para o meu gosto pessoal, é o investimento pesado no saneamento ambiental do país. Infelizmente a pobreza vai na contramão do ambientalismo”, ressaltou Tatto.
A Vereadora Geni Peteffi/PMDB quis manifestar publicamente sua alegria em rever os colegas após a tragédia na aviação brasileira. “Fiquei muito feliz quando você me ligou, Vereador Spiandorello, confesso que quando vi a notícia fiquei preocupada. Parece que a gente briga muito, mas somos uma família”, revelou Geni, aliviada pelo bem estar dos pares.