8.11.11

Frizzo critica proposta da Univias para ampliar contratos de pedágios

O governo estadual descartou manter o modelo vigente.
Depois de considerar vergonhosa recente proposta da Univias, na sessão ordinária desta terça-feira (08), o vereador Elói Frizzo/PSB pediu que o governo do Estado não aceite a forma de prorrogação de contratos, cujo término ocorrerá em 2013. Entre outras medidas, a concessionária, que administra 1.053 quilômetros de estradas gaúchas em três polos, incluindo trechos da Serra, propõe reduzir tarifas, de R$ 6,70 para R$ 4,40, para valer já no início do próximo ano. Os contratos seriam estendidos até 2024.
Próximo ao término da plenária, o governo estadual informou que analisará o pedido da concessionária, mas não acenou qualquer possibilidade de manutenção do contrato vigente.
No seu pronunciamento, Frizzo também demonstrou indignação pelo fato de a Univias ter supostamente ameaçado o Estado com pedido de indenização de R$ 1,2 bilhão, caso o governo resolva promover outro processo licitatório. O parlamentar criticou o que entende como limitadas contrapartidas por parte da concessionária. Ela se predispõe a duplicar trecho de 19 quilômetros da ERS-040, que liga Viamão a Cidreira, além de excluir a praça de Farroupilha, na ERS-122. Para Frizzo, o aumento de trechos deveria acontecer na Serra.
A proposta da Univias inclui, ainda, o deslocamento da praça de Vila Cristina, distrito de Caxias do Sul, na BR-116, a partir de janeiro de 2013. A concessionária aponta para investimento de R$ 1 bilhão em novas obras e manutenção especial, como a implantação de um complexo viário, em Caxias, abrangendo a RS-122 e a RSC-453, entroncamento do chamado trevão. Segundo Frizzo, essas reformulações propostas carecem de mais especificações quanto ao que, realmente, seria feito.
O parlamentar aproveitou para voltar a sugerir a adoção do modelo comunitário, a exemplo do que é feito no posto de pedágio de Portão. Frizzo explicou que a modalidade tem eficiência quando administrada por conselhos regionais de desenvolvimento (coredes), com recursos revertidos em benfeitorias à própria rodovia. Lamentou que, em alguns casos, as verbas arrecadadas sejam destinadas para o caixa único do governo.
A vereadora Geni Peteffi/PMDB comentou que, se a Convias aceita reduzir a tarifa de veículos de passeio, em 34,33%, é porque os polos estariam gerando lucros. Os vereadores Alaor de Oliveira/PMDB, Guiovane Maria/PT, Gustavo Toigo/PDT e Mauro Pereira/PMDB também de manifestaram contrariamente à proposta.
08/11/2011 20:12 Assessoria de Comunicação