19.11.10

Aprovada alteração no Plano Diretor de Caxias do Sul.

Os bairros Jardim América e Madureira, em Caxias do Sul, podem passar à classificação de Zona Residencial (ZR) 3. Na sessão desta quarta-feira (11), por dez votos a três contrários, foi aprovado o projeto substitutivo que visa a readequar a região do entorno do bairro 1º de Maio, hoje classificada como ZR-2, a exemplo do Parque Mato Sartori. A proposta é de autoria da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação da Casa.
A proposição retornou à pauta depois de receber parecer favorável da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Territorial (Coplan) e do Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (Conseplan). Enquanto a modalidade 2 protege altura para construções de caráter residencial, comércio, serviços ou indústrias de pequeno porte, a outra (ZR-3) permite a instalação de edifícios acima de três andares. A proposta seguirá para sanção do prefeito municipal.
Relator do projeto, o vereador Elói Frizzo/PSB lembrou que, em 2007, quando da alteração da classificação do bairro 1º de Maio, devido à disputa judicial envolvendo a prefeitura e a família tida como herdeira da área, a medida abrangeu, também, o entorno do espaço. Defendeu, contudo, que a restrição de ZR-2 seja exclusiva ao referido bairro, a fim de autorizar a presença de edifícios nas imediações. A alteração da época prejudicou o valor dos imóveis e a população daquela localidade, observou.
17/11/2010 22:19 Assessoria de Comunicação