10.8.10

Definidas as escolas do projeto Vereador por Um Dia

Estudantes comandarão sessão ordinária em 18 de outubro

Foto: Diego Netto
Estão definidas as escolas de Ensino Fundamental e Médio que participarão do projeto Vereador Por Um Dia. Na tarde desta segunda-feira (9), no Plenário da Câmara Municipal, foram aprovadas as 18 instituições inscritas. Embora a Casa tenha 17 vereadores, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo, organizadora da proposta, optou por incluir todas as inscritas, sem realizar o sorteio. As escolas terão representante na sessão ordinária resultante da iniciativa. Ela ocorrerá dia 18 de outubro.
O presidente da Comissão de Educação, Elói Frizzo/PSB, destacou que a intenção é tornar a participação dos estudantes completa, com atuação em todos os momentos de uma sessão ordinária. Para isso, no próximo 14 de setembro, as escolas voltarão à Câmara. Os alunos serão instruídos pelos vereadores. Na sequência, assistirão à sessão ordinária do dia. Além disso, mais escolas deverão participar da iniciativa. O Plenário tem capacidade para 23 vereadores. Então, mais cinco escolas serão contatadas, a fim de tornar a sessão mais completa. A intenção é envolver os alunos, de fato, no processo, explica Frizzo.
Presente à reunião, a vereadora Geni Peteffi/PMDB sugeriu a formulação de sessão com moções, apartes e temas polêmicos, com o intuito de estimular debates entre os alunos.
A partir de agora, os colégios começam a preparar os alunos para a execução do Vereador por Um Dia. Em setembro, a direção de cada uma delas promoverá debates entre os alunos candidatos, sobre temas de interesse da sociedade. Em seguida, os próprios alunos, por meio de voto secreto, em processo supervisionado por professores, escolherão o aluno representante, que deverá apresentar projeto, elaborado e discutido com a comunidade escolar, cuja avaliação caberá à Comissão de Educação.
A lei, que regulamenta o projeto, existe desde 30 de junho de 1999, de autoria do ex-vereador pelo PDT Waldemar Jones Biglia. Em 7 de novembro de 2001, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT propôs alteração à proposta, que foi aprovada. Desde então, foram contempladas, também, as escolas de Ensino Médio.
As instituições escolhidas foram: Colégio Estadual Henrique Emilio Meyer, Colégio Estadual Imigrante, Colégio Madre Imilda, Colégio São Carlos, Escola Cenecista de Ensino Fundamental São Vicente, Escola Estadual E.F. Coronel José Penna de Moraes, Escola Estadual E.F. Dante Marcucci, Escola Estadual E.F. Santo Antônio, Escola Municipal E.F. Angela Sassi Comandulli, Escola Municipal Erico Verissimo, Escola Estadual E.F. José Venzon Eberle, Escola Municipal E.F. Fioravante Webber, Escola Municipal E.F. Guerino Zugno, Escola Municipal E.F. Ítalo João Balen, Escola Municipal E.F. Ruben Bento Alves, Escola Municipal E.F. Santa Corona, Escola Municipal E.F. Santa Lúcia do Piaí e Instituto de Educação Cenecista Santo Antônio.
Participam da Comissão de Educação, além do presidente Frizzo e da vereadora Geni, os parlamentares Vinicius Ribeiro/PDT, Assis Melo/PCdoB e Marcos Daneluz/PT.
09/08/2010 16:20 - Assessoria de Comunicação - Câmara de Vereadores de Caxias do Sul