2.8.10

Abertas as inscrições para o projeto 'Vereador por um dia'

As escolas interessadas têm prazo até o próximo dia 9 de agosto.
Foto: Diego Netto
Até o próximo dia 9 de agosto (segunda-feira), estarão abertas as inscrições para o projeto Vereador por Um Dia. As escolas de ensino fundamental e médio podem entrar em contato com o setor de Relações Públicas da Câmara, por meio do telefone (54) 3218-1695, ou junto à Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo.
No mesmo dia de encerramento das inscrições, no período da tarde, ocorrerá o sorteio das 17 escolas que terão representante na sessão resultante do projeto, que será realizada no mês de outubro. Antes, em setembro, a direção de cada escola promoverá debates entre os alunos candidatos, sobre temas de interesse da sociedade. Na sequência, os próprios alunos, por meio de voto secreto, em processo supervisionado por professores, escolherão o aluno representante.
O projeto 'Vereador por um dia' é previsto em lei municipal, coordenado pela Comissão de Educação, e objetiva proporcionar aos estudantes maior contato com a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo, assim como, despertar princípios de cidadania e de democracia.
Cada escola indica um aluno-vereador. Ele deverá apresentar projeto, elaborado e discutido com a comunidade escolar, cuja avaliação é realizada pela Comissão de Educação.
A lei existe desde 30 de junho de 1999, de autoria do ex-vereador pelo PDT Waldemar Jones Biglia. Em 7 de novembro de 2001, o vereador Vinicius Ribeiro/PDT propôs alteração ao projeto, que foi aprovada. Desde então, a iniciativa passou a contemplar, também, as escolas de 2º grau.
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo é presidida pelo vereador Elói Frizzo/PSB. Participam, ainda, os parlamentares Vinicius Ribeiro/PDT, Assis Melo/PCdoB, Geni Peteffi/PMDB e Marcos Daneluz/PT.
30/07/2010 15:57 | Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de Caxias do Sul