29.4.08

GABINETE DO VEREADOR EDIO ELÓI FRIZZO PARTICIPA DO IV ENCONTRO DE FRENCOOPS

Reunir Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo (Frencoops) significa estreitar alianças entre poder político e cooperativo. A afirmação foi dita pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, durante o IV Encontro Estadual das Frencoops Municipais. O evento ocorreu nesta segunda-feira (28/04) e reuniu parlamentares, presidentes de cooperativas e lideranças políticas dos municípios gaúchos na sede do Sistema, em Porto Alegre. Conforme Perius, política e cooperativismo têm muito a se emprestar. “Se nós pensamos uma ação cooperada, não há como se desprezar uma ação política; se queremos uma política melhor, não podemos esquecer do cooperativismo como doutrina. Essa ligação é eterna, que se conjugada vai somar mais”, destacou.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira, afirmou que o cooperativismo é um estágio cultural que deve ser adotado pelos municípios como ferramenta na solução de problemas sociais. “O papel das Frencoops é discutir essa doutrina cooperativista no meio político. Trabalhando essas Frentes com intensidade, conseguiremos ter prefeitos, vereadores e até governadores cooperativistas que têm essa cultura, o que poderá trazer resultados”, salientou.
“O cooperativismo é um grande exemplo de seriedade para a política”, disse o presidente da Frencoop/RS, deputado Giovani Cherini. O parlamentar ressaltou a importância da Frencoop da Assembléia Legislativa do RS e salientou as ações que a Frente realizou em prol das cooperativas no Estado, como a aprovação da lei cooperativista. Segundo ele, mais de 80 municípios estão organizando suas Frencoops, mas apenas 18 já são organizadas.
Participaram do evento, ainda, o secretário executivo do Conselho Estadual do Cooperativismo (CECOOP), Lino Hamann, representando o secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi; o presidente da Frencoop de Porto Alegre, vereador Ervino Bresson; presidentes de Frencoops e vereadores de municípios gaúchos. A programação incluiu painéis que tratam do papel dos vereadores no desenvolvimento do cooperativismo e a constituição e funcionamento das Frencoops municipais. Além disso, o evento foi palco do lançamento da publicação “Frencoop – Integração entre parlamento e cooperativismo”.
Fonte: OCERGS


Câmara concede Título de Cidadã Caxiense à escritora.
Marilene Caon Pieruccini recebeu homenagens dos Vereadores, familiares e amigos.
A Câmara Municipal de Caxias do Sul, por meio do Vereador Francisco Spiandorello/PSDB, concedeu nesta quinta-feira (24) o Título de Cidadã Caxiense à Sra. Marilene Caon Pieruccini. Estavam presentes a Vereadora Geni Peteffi/PMDB, os Vereadores: Getulio Demori/PP, Pedro Incerti/PDT, Vinicius De Tomasi Ribeiro/PDT e Zoraido Silva/PTB, o Secretário da Cultura, Antonio Feldmann, cidadãos honorários de Caxias do Sul, além de familiares e amigos da homenageada.
Spiandorello falou em nome do Parlamento Caxiense. “Todas as atividades culturais das quais Marilene tem participado nos últimos anos primam por serem absolutamente voluntárias, e reforçam o seu amor e apreço pela nossa cidade. Mas uma delas merece um destaque especial. A homenageada dedicou-se com empenho exemplar, aplicando seu singular conhecimento na busca pela nossa cidade de Caxias do Sul do título de Capital Brasileira da Cultura. Acreditou na Cultura de nossa cidade ao responder aos mais de 15 Volumes encaminhados pela Comissão Organizadora do Projeto Capital Brasileira da Cultura. Nossa cidade agradece, tua luta, tua dedicação e teu conhecimento, que foram imprescindíveis e decisivos nesta conquista. Sua participação neste pleito é reconhecida por todos nós. Aplaudimos nossa homenageada, sua vida, seu ideal, sua obra, seu trabalho, seu empenho, que de forma exemplar tornaram essa poetisa e historiadora uma pessoa de grande respeito, que orgulha nossa cidade”, declarou o Vereador.
O presidente da Câmara, Edio Elói Frizzo/PSB, entregou o diploma que outorgou o Título à Marilene Pieruccini. A presidente da Academia Caxiense de Letras, Maria Angélica Graziotin também quis expressar seu reconhecimento em nome da entidade. “A Marilene sustenta a Academia de Letras, fato que a torna merecedora desse título. Se tivesse que a definir em uma só palavra diria que ela é uma guerreira”, afirmou.
Duvido muito que algum dia tenha passado por esse lugar alguém tão satisfeito como eu em receber o Título de Cidadã caxiense”, resumiu Marilene.
Representando o Poder Executivo, o Secretário da Cultura, Antonio Feldmann, disse: “Fazer um agradecimento público pela contribuição que tu deste e continua dando no campo cultural. Quero falar também sobre a pessoa, uma mulher de fibra, amiga e determinada, que tem demonstrado o amor pela cidade com palavras e ações concretas”. Fonte: Imprensa Câmara de Caxias do Sul.