5.12.07

FRIZZO DISCURSA DURANTE HOMENAGEM AOS 40 ANOS DA UCS E REFORÇA A NECESSIDADE DO GOVERNO FEDERAL INVESTIR NO PROCESSO DE FEDERALIZAÇÃO

O Poder Legislativo Caxiense realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (04), para comemorar os 40 anos da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A homenagem foi proposta pelos Vereadores Elói Frizzo/PSB, Francisco Spiandorello/PSDB e Geni Peteffi/PMDB. Discursou em nome da Câmara de Vereadores, Frizzo que destacou: “Esta Casa está sintonizada com este novo momento que a Universidade de Caxias do Sul vive depois da eleição do reitor Isidoro Zorzi. De uma forma simples e singela, quero deixar marcado o posicionamento da Câmara. Professor Isidoro nós somos parceiros deste novo momento. Muitos anos por certo virão, mas eu acho que este momento para nós é simbólico e singular. Me parece que ela (a universidade) está, na minha ótica, se encaminhando para um novo momento e que vai estar a altura de Caxias e da região”. O parlamentar reforçou que ainda cabe e é presente a luta pela federalização da UCS, e justificou que sendo a universidade gratuita mais alunos teriam acesso ao conhecimento.
O presidente da Câmara, Vereador Zoraido Silva/PTB, entregou uma placa ao Reitor Isidoro Zorzi como reconhecimento pelos serviços prestados à cidade. Em seu pronunciamento o reitor falou: “Das homenagens que a Universidade recebeu esta é a maior, mesmo com o público reduzido, é a maior e a melhor. É a homenagens de mais de 400 mil caxienses. Os Vereadores são legítima e legalmente os representantes desses cidadãos. Nos sentimos honrados em receber esta homenagem. Entendemos que o modelo da Universidade (comunitária) é um pouco diferente das demais que existem no país. Não há nenhuma que no seu conselho exista a presença efetiva do Estado. O nosso pleito é que nós somemos esforços para que tenhamos uma alternativa para o ensino superior do país. Não acredito que a União tenha condições financeiras de federalizar as instituições comunitárias. Acredito que a União, os Estados e os Municípios poderiam participar financeiramente da Universidade. Desta forma teríamos uma Universidade 50 por cento federal. Condições existem, basta que nós entendamos a natureza dessa Universidade, basta que nós propaguemos essa idéia”, argumentou o reitor.