10.5.07

VEREADOR CRITICA POSSÍVEL PEDÁGIO EM ESTRADAS FEDERAIS


Na Sessão Ordinária, desta quinta-feira dia 10, o Vereador Edio Elói Frizzo/PPS chamou atenção para a possível implantação de praças de pedágio em estradas federais. Caso a possibilidade se confirme, tarifas passarão a ser cobradas a partir de 2008, na BR 116, 376 e 101 de São Paulo a Florianópolis. Frizzo criticou a proposta e defendeu os pedágios comunitários.
O parlamentar informou que os pedágios de manutenção, como são chamados, arrecadaram quase 266 milhões de reais somente em 2006. “Com esse dinheiro daria para fazer pelo menos uns 200 km de estradas com recursos surrupiados da população e o que nós vimos de obras?”, questionou Frizzo.
O Vereador Alfredo Tatto/PT explicou que a decisão deve ser tomada pelo presidente Lula, o que é improvável que aconteça. “Cabe a nós uma pressão muito firme para que os pedágios não sejam espraiados pelo Brasil afora”, enfatizou.
Deoclécio da Silva/PMDB avaliou o pedágio federal como ameaça eminente. “Temos que fazer a mesma coisa que fazemos todo dia, nos organizar para impedir que isso não aconteça”, alertou. O Vereador Francisco Spiandorello/PSDB sugeriu que a Comissão Temporária de Acompanhamento das Estradas Pedagiadas, presidida por Frizzo, vá até Brasília para estender o debate que se faz em Caxias. “O governo Lula, que é democrático, deve ouvir o que esta Comissão tem a informar”, disse o parlamentar.