11.8.11

Essa manifestação trouxe à tona a questão da representação política

Frizzo critica cobertura do Pioneiro sobre aumento de vereadores


Foto: Leticia Rossetti
A cobertura do jornal Pioneiro à discussão sobre o aumento do número de vereadores, em Caxias do Sul, voltou a incomodar o vereador Elói Frizzo/PSB. Na sessão ordinária desta quinta-feira (04), ele voltou a criticar o posicionamento do periódico, de ser contrário à ampliação da representação política, na Casa. Já aprovada em 1º turno, uma emenda à Lei Orgânica do município voltará à pauta, nas próximas semanas. O texto trata da ampliação de 21 para 23 parlamentares, a partir das próximas legislaturas.
Desde a tribuna, Frizzo voltou a explanar que o jornal tem adotado posição oposta à do Legislativo. O problema é que a proporcionalidade entre população e número de parlamentares resulta de determinação constitucional, observou. O parlamentar também ficou contrariado em relação ao jornalista Gilberto Blume, por este questionar a qualificação dos atuais legisladores. Lembrou que, embora critique a Casa, o jornal não abre mão de verbas públicas de publicidade.
Na sequência, o vereador Gustavo Toigo elogiou a posição do Sindilojas, de ser favorável à ampliação. Citou que diversas da política nacional começaram como vereadores da Câmara. Na mesma linha, a vereadora Ana Corso/PT lembrou que, na eleição de 1988, houve ameaça para diminuir o número de legisladores municipais. Se isso acontecesse, o então vereador Pepe Vargas não teria se elegido, observou.
O vereador Vinicius Ribeiro/PDT criticou o Rei Vindica, personagem criado pelo Pioneiro. É a maior chacota contra o poder público, disparou. Para Ari Dallegrave/PMDB, o jornal vem agredindo a cidade.
Enquanto isso, o vereador Renato Nunes/PRB anunciou que a TV Record e o jornal Correio do Povo deverão se instalar em Caxias do Sul, nos próximos meses.
04/08/2011 21:43
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul