21.7.11

A manifestação do parlamentar abriu o debate sobre o aumento do número de vereadores

Frizzo classifica como desonesta intelectualmente manchete do Pioneiro


Foto: Diego Netto
Desonesta intelectualmente foi a classificação dada pelo vereador Elói Frizzo/PSB à manchete do jornal Pioneiro desta quarta-feira (20). A capa traz a informação de que 87,5% das pessoas que participaram de pesquisa realizada no site do jornal se mostraram contrárias ao aumento do número de vereadores, em Caxias do Sul. A emenda constitucional 58/09 estabelece, como limite máximo, 23 parlamentares para cidades de até 450 mil habitantes. O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 435 mil pessoas radicadas em Caxias do Sul.
Desde a tribuna, Frizzo criticou a postura do periódico, por encarar o assunto, para ele, de forma superficial. O jornal não promove uma discussão honesta sobre o real custo da Câmara, com os parlamentares, nem, sobre o alcance da sua representatividade. Em vez disso, prefere o amparo em afirmações demagógicas, asseverou. A seu ver, as afirmações desvirtuam o trabalho realizado pelo Legislativo Caxiense, destacado em âmbito nacional. Enfatizou as constantes aprovações do Tribunal de Contas à gestão financeira da Casa e a ausência de casos de corrupção.
Conforme o parlamentar, uma pesquisa que contou com a opinião de 441 pessoas não pode ser apresentada como verdade absoluta, frente a uma população que ultrapassa 400 mil habitantes. Lamentou que colegas da Casa tenham se posicionado contrariamente à medida.
De acordo com o presidente Marcos Daneluz, deveria merecer ênfase maior o fato de a Câmara gastar 2% de orçamento dos 6% disponibilizados pela prefeitura (os percentuais referem-se a fatias do orçamento municipal). Lamentou o tom satírico utilizado para classificar o trabalho parlamentar.
O vereador Vinicius Ribeiro/PDT salientou que os parlamentares caxienses estão seguindo orientação da lei federal. Essa regulamentação partiu do Congresso Nacional, declarou. A vereadora Geni Peteffi/PMDB posicionou-se em concordância com os colegas. Ari Dallegrave/PMDB criticou o que chamou de sensacionalismo criado pelo jornal, em torno do tema.
Na sequência, o vereador Guiovane Maria/PT questionou o motivo de o periódico não ter feito pesquisa semelhante quando a administração atual duplicou a quantidade de cargos em comissão, por exemplo. O vereador Gustavo Toigo/PDT referiu que a Casa deverá aprovar as alterações na Lei Orgânica, para adequar a composição da próxima legislatura, para 23 parlamentares. Segundo ele, o voto confere a legitimidade aos vereadores.
Para o vereador Mauro Pereira/PMDB, é preciso encarar a abordagem do jornal como uma crítica positiva, possível, apenas, graças à liberdade democrática de imprensa.
20/07/2011 20:11
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul