O Ginásio iniciou seu funcionamento em 01 de abril de 1968 no prédio das Irmãs Medéias, e a primeira diretora designada pelo então Delegado de Educação Sr. Abrelino Vazatta foi a Professora Iró Nabinger Chiaradia. Como não tinha prédio próprio, a escola, até o final do ano era anexo da Escola Cristóvão de Mendoza. Em 1969, transferiu-se para as instalações próprias situadas à Rua Matheo Gianella, esquina com a Avenida Rossetti onde funciona até hoje, bem no coração do bairro que a denomina.
A Escola Santa Catarina possui atualmente 1.700 alunos, 65 professores e 8 funcionários. “Isso tudo construído ao longo desses 40 anos tem uma palavra: cooperação”, destacou o Vereador Deoclecio da Silva/PMDB, que discursou em nome do Poder Legislativo, “É uma escola pública que serve de modelo inclusive para muitas escolas privadas”.
O presidente do Poder Legislativo, Edio Elói Frizzo/PSB, fez a entrega de uma placa comemorativa ao diretor da Escola, que falou na seqüência. “Acho que a educação é a base de tudo, e tudo devia ser em prol da educação. Os governos de todos os partidos deveriam se dar as mãos e construir uma educação de qualidade”, sugeriu Sidinei Libardi.
Representando o Governo do Estado, a titular da 4ª CRE Marta Fattori também se pronunciou. “A escola deve ser chamada círculo de cultura, onde há comprometimento em ensinar: “Eis a grande missão do professor. O professor é sim o pilar da escola da vida, apesar das dificuldades é insubstituível, só ele pode ensinar
O Secretário Municipal de Esporte e Lazer em seu pronunciamento fez uma brincadeira: “Eu me perguntava enquanto estava vindo até aqui: o que veio antes, o Sid ou o Santa? (referiu-se ao diretor da Escola, que foi aluno da instituição) Aproveitando o dia dos namorados quero dizer que eles foram feitos um para outro”.
Durante a Solenidade a Banda Marcial da Escola Santa Catarina regida pelo maestro Luiz Bochesse executou várias músicas aos presentes.